esencontactosloja
 
 
 

Sahara Desert Challenge - 6ª edição
Resumo
Conceito
Valores
Veículos
Segurança

Sahara Desert Challenge - 6ª edição

Sahara Desert Challenge: a grande aventura africana!

Desde que a espécie humana partiu de África há mais de sessenta mil anos, a vontade de explorar o desconhecido rumando a novas terras tem moldado a cultura humana. Essa vontade persiste e o Sahara Desert Challenge, uma expedição transcontinental que percorre na 6ª edição seis países – Portugal, Espanha, Marrocos, Mauritânia, Senegal e Guiné-Bissau –, é um exemplo do desejo de ir mais além, partindo à descoberta e à aventura.

A troca cultural é a base do ADN do Sahara Desert Challenge, um projeto que pretende recriar os grandes momentos de evasão e aventura do mítico «Rally Dakar», com custos de participação acessíveis e com possibilidade de participação de vários tipos de veículos motorizados. Uma boa dose de valentia, espírito de aventura e boa disposição são os ingredientes indispensáveis para empreender esta fantástica travessia sahariana!

menu

Resumo

Data de realização: De 27 de dezembro de 2017 a 10 de janeiro de 2018

Países: Portugal, Espanha, Marrocos, Mauritânia, Senegal e Guiné-Bissau;

Distância percorrida: Aproximadamente 6.000 km (Portugal / Dakar / Bissau);

Participante tipo: Pessoas destemidas, com espírito de aventura, em busca de desafios pessoais, bem-dispostas e com muita vontade de ajudar e de partilhar de experiências;

Podem participar: Veículos 4x4, motos todo terreno e camiões 4x4.

Valores: O espírito que se pretende incutir na caravana do Sahara Desert Challenge é o da partilha e do respeito pelas tradições e crenças dos povos das regiões visitadas.

menu

Conceito

O «Sahara Desert Challenge - A grande aventura africana» é uma grande expedição trans-sahariana, sem carácter competitivo, que liga dois continentes, Europa e África, atravessa Portugal, Espanha, Marrocos, Mauritânia, Senegal e termina em Bissau, a capital da Guiné-Bissau. O participante do «Sahara Desert Challenge» não necessita ter conhecimentos técnicos avançados de condução ou de navegação fora de estrada, e as suas viaturas para que estejam aptas a participar não necessitam de especial preparação para todo terreno: as viaturas 4x4 e as motos todo terreno estão originalmente capacitadas a participar.

O “Marocco Adventure” é uma categoria do Sahara Desert Challenge que permite uma participação mais curta na Grande Aventura Africana. Com etapas em Portugal, Espanha e Marrocos, incluindo fantásticas etapas de pista no leste de Marrocos e no Sahara Ocidental. Esta categoria, que liga Coruche a Dakhla (de 27/12/2017 a 02/01/2018), é uma solução ideal para aqueles que têm pouco tempo disponível ou um orçamento mais limitado.

A navegação durante a expedição é feita com recurso a um "track" GPS e com o auxílio de um “guide-book / road-book” de leitura fácil. O “guide-book / road-book” contém informação diversa, nomeadamente alguma simbologia, discrição do percurso, as coordenadas GPS dos pontos obrigatórios (“waypoints”), os km parciais e totais, informação diversa sobre o local de finalização de cada etapa, contacto das autoridades locais, dos centros de saúde e hospitais, de oficinas mecânicas, lojas de peças auto/moto, etc.

Esta é uma aventura acessível a maiores de 16 anos (a participação de pessoas com idades inferiores está condicionada à análise e aceitação da organização) com um estado de saúde normal, ativas e apreciadoras de viagens de aventura com desafios a ultrapassar. As dificuldades que os participantes enfrentarão são de nível médio, sendo a entreajuda e a camaradagem entre os participantes essenciais para as ultrapassar.

O Sahara Desert Challenge é organizado por uma equipa com bastante experiência. Há mais de 15 anos que organizamos expedições por todo o deserto do Sahara, atravessando países como Marrocos, Argélia, Tunísia, Egipto, Mauritânia, Mali, Niger, Senegal, Burkina Faso, Gâmbia, Guiné Bissau e Guiné Conakri. É uma organização dedicada e presente, realizando checkpoints de partida e chegada em cada etapa, prestando assistência mecânica especializada em pista e prestando assistência médica-sanitária em pista.

menu

Valores associados ao Sahara Desert Challenge

Aventura humana
O «Sahara Desert Challenge» é uma aventura humana única, onde a pressa e a competição não encontram aliados. O desafio é chegar a Dakar e por fim a Bissau, explorando ao longo dos dias novos limites pessoais. Desde Coruche a Bissau serão muitos os retos a enfrentar em equipa!

Companheirismo e espírito de entreajuda
Os grandes espaços inspiram os aventureiros. Participar nesta aventura significa, em certa medida, a oportunidade de cada participante escalar o seu Evereste. Chegar é um desafio e a entreajuda dos participantes representa o espírito desta expedição!

Dar, receber e respeitar
As rotas fora de estrada pelo norte de África são uma lenda, que o digam os mercadores do século XV e XVI com as suas caravanas de camelos carregadas de sal e especiarias que atravessavam o deserto do Sahara. Neste desafio os participantes sentir-se-ão atraídos pelo desconhecido e “serão convidados” a imiscuir-se e partilhar experiências com os habitantes locais. O Sahara e os povos que o habitam irão fascinar e surpreender!

Bom humor
Enfrentar uma aventura como o «Sahara Desert Challenge», exige definitivamente uma boa capacidade de superar grandes dificuldades com boas doses de humor. Tolerância, paciência, capacidade para ajudar e humildade para aceitar ajuda são essenciais.

menu

Veículos que podem participar

Podem participar no Sahara Desert Challenge veículos motorizados com tração 4x4 (jipes e camiões) e motos todo terreno. Os veículos para participar na expedição devem estar de acordo com os requisitos exigidos nas verificações técnicas e administrativas e legislação vigente no país onde se encontram matriculados.

Jipes 4x4
Todos os veículos 4x4, mais ou menos preparados para atividade fora de estrada, maiores ou mais pequenos, estão aptos a participar nesta expedição.

Moto
Participar no «Sahara Desert Challenge» numa moto de todo o terreno é definitivamente uma grande aventura, sendo talvez a forma mais livre, mas também fisicamente mais exigente de cruzar as pistas do norte de África em direção a Dakar. A moto deve possuir uma preparação mínima para ingressar na caravana da expedição, nomeadamente ao nível dos pneus, de fiabilidade mecânica e dos mecanismos de transporte de mantimentos indispensáveis ao viajante.

Camião 4x4
Participar no «Sahara Desert Challenge» num camião 4x4 é uma experiência incrível e única, estes "monstros" impressionam e são as máquinas que mais despertam curiosidade. Aspeto importante é a fiabilidade destes poderosos veículos, mais antigos ou mais modernos, é desejável que estejam em excelentes condições mecânicas pois uma avaria no deserto pode ser um momento complicado de resolver.

menu

Segurança

O «Sahara Desert Challenge» não é uma aventura perigosa, mas existem riscos inerentes à realização de uma expedição desta natureza. Recomendamos que o participante se informe sobre a situação de segurança na África do Norte e África Ocidental e tome a decisão consciente e informada de participar.

Os participantes têm ao seu lado uma organização equipada e preparada para os apoiar, bem como as autoridades locais que fazem questão de nos acompanhar, na passagem de fronteiras, nas pistas e locais de acampamento de grupo. Mas a melhor maneira de evitar surpresas é ser responsável e auto-suficiente aos comandos do veículo, pelo que as sugestões de preparação dadas pela organização devem ser seguidas.

menu

 
 

temp


 
Copyright © 2012/2018 Sahara Desert Challenge. Todos os direitos reservados
Evento turístico de aventura organizado por Mundo de Aventuras - Travel & Expeditions
A Mundo de Aventuras - Travel & Expeditions é uma marca registada da Lifetouris (RNAVT 3143)
Eventos e viagens Mundo de Aventuras: Termos e Condições Gerais | Política de Privacidade Geral