Expedição

Sahara Desert Challenge: a grande aventura africana!

Desde que a espécie humana partiu de África há mais de sessenta mil anos, a vontade de explorar o desconhecido rumando a novas terras tem moldado a cultura humana. Essa vontade persiste e o Sahara Desert Challenge, uma expedição transcontinental que percorre na 7ª edição cinco países – Portugal, Espanha, Marrocos, Mauritânia e Senegal –, é um exemplo do desejo de ir mais além, partindo à descoberta e à aventura.

A troca cultural é a base do ADN do Sahara Desert Challenge, um projeto que pretende recriar os grandes momentos de evasão e aventura do mítico «Rally Dakar», com custos de participação acessíveis e com possibilidade de participação de vários tipos de veículos motorizados. Uma boa dose de valentia, espírito de aventura e boa disposição são os ingredientes indispensáveis para empreender esta fantástica travessia sahariana!

Sahara Desert Challenge Pic

Conceito

O «Sahara Desert Challenge – A grande aventura africana» é uma grande expedição trans-sahariana, sem carácter competitivo, que liga dois continentes, Europa e África, atravessa Portugal, Espanha, Marrocos, Mauritânia, Senegal, Guiné-Bissau e termina em Bissau, a capital da Guiné-Bissau. O participante do «Sahara Desert Challenge» não necessita ter conhecimentos técnicos avançados de condução ou de navegação fora de estrada, e as suas viaturas para que estejam aptas a participar não necessitam de especial preparação para todo terreno: as viaturas 4×4 e as motos todo terreno estão originalmente capacitadas a participar.

O “Marocco Adventure” é uma categoria do Sahara Desert Challenge que permite uma participação mais curta na Grande Aventura Africana. Com etapas em Portugal, Espanha e Marrocos, incluindo fantásticas etapas de pista no leste de Marrocos e no Sahara Ocidental. Esta categoria, que liga Coruche a Dakhla, é uma solução ideal para aqueles que têm pouco tempo disponível ou um orçamento mais limitado.

A navegação durante a expedição é feita com recurso a um “track” GPS e com o auxílio de um “guide-book / road-book” de leitura fácil. O “guide-book / road-book” contém informação diversa, nomeadamente alguma simbologia, discrição do percurso, as coordenadas GPS dos pontos obrigatórios (“waypoints”), os km parciais e totais, informação diversa sobre o local de finalização de cada etapa, contacto das autoridades locais, dos centros de saúde e hospitais, de oficinas mecânicas, lojas de peças auto/moto, etc.

Esta é uma aventura acessível a maiores de 16 anos (a participação de pessoas com idades inferiores está condicionada à análise e aceitação da organização) com um estado de saúde normal, ativas e apreciadoras de viagens de aventura com desafios a ultrapassar. As dificuldades que os participantes enfrentarão são de nível médio, sendo a entreajuda e a camaradagem entre os participantes essenciais para as ultrapassar.

O Sahara Desert Challenge é organizado por uma equipa com bastante experiência. Há mais de 15 anos que organizamos expedições por todo o deserto do Sahara, atravessando países como Marrocos, Argélia, Tunísia, Egipto, Mauritânia, Mali, Niger, Senegal, Burkina Faso, Gâmbia, Guiné Bissau e Guiné Conakri. É uma organização dedicada e presente, realizando checkpoints de partida e chegada em cada etapa, prestando assistência mecânica especializada em pista e prestando assistência médica-sanitária em pista.